quarta-feira, 23 de setembro de 2015

GRUPO DE HIPERTENSÃO E DIABETES - EQUIPE MARAPENDI




Dra. Márcia prefere grupo ao ar livre e semanalmente orienta e reforça sobre os cuidados importantes que devemos ter com a saúde. E oportunamente avalia prescrições e troca receitas dos usuários.


NÃO CUSTA LEMBRAR:

Infecções: o excesso de glicose pode causar danos ao sistema imunológico, aumentando o risco da pessoa com diabetes contrair algum tipo de infecção. Isso ocorre porque os glóbulos brancos (responsáveis pelo combate aos vírus, bactérias, etc.) ficam menos eficazes com a hiperglicemia. O alto índice de açúcar no sangue é propício para que fungos e bactérias se proliferem em áreas como boca e gengiva, pulmões, pele, pés, genitais e local de incisão cirúrgica.

Prevenção e controle:

Pacientes com história familiar de DM (diabetes) devem ser orientados a:

- manter o peso normal; não fumar; controlar a pressão arterial; evitar medicamentos que potencialmente possam agredir o pâncreas; praticar atividade física regular.

Pacientes com DM (diabetes) devem ser orientados a:

- realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões; manter uma alimentação saudável; utilizar os medicamentos prescritos; praticar atividades físicas; manter um bom controle da glicemia, seguindo corretamente as orientações médicas.

Fonte:
- Ministério da Saúde. Plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e ao diabetes mellitus: hipertensão arterial e diabetes mellitus. 2001.
- Sociedade Brasileira de Diabetes.
Sugira um tema: grupofocal@saude.gov.br Créditos: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Carolina Machado, s/n - Marechal Hermes

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h

Telefone

(21) 2489-6838

Tecnologia do Blogger.